Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Idoso é resgatado de trabalho análogo à escravidão após 18 anos em empresa sem carteira assinada e sem água na BA

Casa não tinha condições de habitação (Foto: Divulgação / SRT-BA)
Um idoso de 68 anos foi resgatado após ser flagrado em condições análogas à escravidão na garagem de uma empresa de ônibus, localizada dentro de uma propriedade rural, de mesmo dono, na BR-415, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia.
Segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), a vítima morava nas dependências da propriedade rural e trabalhou por 18 anos no local, sem ter a carteira assinada, sem água para consumo e higiene pessoal. O resgate foi feito por auditores do trabalho na tarde de quinta-feira (16), após uma denúncia.
Conforme a Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia, no local não havia água para consumo e higiene pessoal. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva através de uma calha no telhado da casa. Quando não havia água suficiente, o mesmo recorria ao rio que passava pela propriedade.
O SRT informou que o trabalhador disse, em depoimento, que a carteira de trabalho dele estava retida com o dono da empresa durante todos esses anos.
Ainda de acordo com a Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia, o idoso vigiava a garagem que abrigava alguns ônibus, realizava a limpeza e manutenção do local, controlava a abertura e o fechamento dos portões e a retirada dos veículos pelos motoristas a qualquer hora do dia ou da noite, sempre que havia demanda.
Em nota, a SRT informou que a empresa proprietária da garagem do ônibus foi notificada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho em Ilhéus, na próxima terça-feira (21), para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. Os relatórios sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal para a instauração de inquérito e para o Ministério Público do Trabalho (MP) para que seja aberta um ação civil pública contra a empresa.
g1

1 Comentários

  1. Verdadeiro absurdo, em pleno século XXI,fatos desta nature ainda ocorrem com trabalhadores, tem que ser bem investigado e punido os responsáveis. Trabalho escravo e crime.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS