Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Conheça 10 benefícios do Karatê

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e texto

Quem pratica Karatê só tem a ganhar. A filosofia dessa arte marcial é voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável. Não é sobre violência, mas sobre buscar equilíbrio. E o melhor de tudo, o Karate é recomendado para todas as pessoas, de adultos a crianças, homens e mulheres! Conheça alguns dos benefícios do Karatê:

1) É um exercício que trabalha todo o corpo, ajuda na perda de peso e aumenta a resistência.Karatê é atividade aeróbica, que demanda movimento de todo o corpo, da cabeça aos dedos dos pés. Quem quer cuidar da forma física encontra nessa prática uma excelente opção. Nos treinos, você trabalha e fortalece membros superiores e inferiores, ganhando definição muscular e melhora no seu preparo físico.
2)  Desenvolve a capacidade cardiovascular e a respiração.O coração é um músculo e, como tal, precisa ser exercitado para manter seu pleno funcionamento, prevenindo problemas. A prática do Karatê garante isso, pois proporciona o bombeamento eficiente do sangue e o transporte do oxigênio para todo o corpo. Também há o desenvolvimento da parte respiratória, uma vez ela é um ponto muito importante do treino do Karatê, inclusive com exercícios voltados para a respiração correta. Tudo isso ajuda o praticante a ter mais energia e disposição, pois o organismo funciona melhor.
3) Aumenta a coordenação motora e os reflexos.O treino constante do Karatê visa execução dos movimentos de maneira eficiente e precisa. Cada treino dos katas leva a uma melhora na coordenação, ao ponto de poder fazê-los até de olhos vendados. Além disso, claro, há os treinos com parceiros para melhorar os reflexos e a aplicação adequada do que foi aprendido, de acordo com a situação.
4) Melhora a concentração.Além de movimento, Karatê é observação e raciocínio. É preciso estar atento aos detalhes durante o treino, como as orientações, os exemplos dos instrutores e a própria execução das técnicas e das bases. É preciso capacidade de refletir e interpretar o que está sendo aprendido. Por isso, o Karate é um exercício de foco e concentração.
5) Ajuda a corrigir a postura.Uma parte importante dos treinos de Karatê é se movimentar de forma correta, com a postura firme e ereta, sem ficar cabisbaixo, curvado ou executar as técnicas de qualquer forma. Com o tempo, ao se aperfeiçoar no dojo, a melhoria na forma de se portar fica visível.
6) Ajuda a melhorar a autoestima e o controle emocional.Ao iniciar todos os treinos, é realizada uma meditação como preparação para o que será praticado, deixando para fora do dojô todas as questões que não sejam pertinentes. Isso, além do treino em si, ajuda a relaxar, extravasar os problemas e ganhar tranquilidade. Outro ponto é que à medida que você treina vai aprendendo mais sobre si mesmo e seu potencial, consequentemente adotando uma postura confiante e assertiva para superar as dificuldades dentro e fora do dojô.
7) É defesa pessoal.Quando o Karatê foi criado pelos moradores das ilhas de Okinawa, atualmente parte do Japão, a questão era de vida ou morte. Eles não podiam andar armados e contavam apenas com a sua habilidade para sobreviver a ataques bandidos e soldados. Por terem se estabelecido e chegado até nós nos dias de hoje, é óbvio que as técnicas desenvolvidas nessa arte cumpriram seu objetivo de preservar a integridade física dos praticantes. Atualmente as ameaças são outras, mas saber se defender ainda é fundamental.
8) Possui uma filosofia rica, com base no respeito e disciplina.Karatê não é um mero esporte. É um caminho trilhado para a vida, uma busca constante do indivíduo de ser melhor para si mesmo e para a comunidade. E esses valores são ensinados dentro do dojo para que sejam aplicados também fora dele. Aprende-se a importância de respeitar os colegas e procurar o exemplo dos veteranos. A ser pontual e dedicado. A filosofia dessa arte marcial tem fundamentos no budô, a versão moderna do código dos samurais, com valores como justiça, coragem, compaixão, cortesia, sinceridade, honra e lealdade.
9) Desenvolve habilidades interpessoais e de liderança.Um verdadeiro dojô acaba sendo sua segunda casa e você lida com perfis diferentes de pessoas. Ao se tornar mais graduado, você é como um irmão mais velho com a missão de ensinar os mais novos. Com isso, aprende formas de comandar, a ensinar pelo exemplo e também a psicologia para orientar alunos com potenciais e dificuldades distintas.
10) Ensina a importância da persistência para alcançar seus objetivos.Não há jeito fácil de aprender Karatê. Cada treino é mais um passo e as técnicas são dominadas pela repetição. Mas cada evolução, cada novo kata aprendido, cada desafio superado traz o sentimento de satisfação, de querer ir mais longe. Ser um karateca é cultivar o espírito de guerreiro que te ajudará a vencer na vida.

Shiran Marcius Pirôpo tem 40 anos e conheceu o karatê aos 05 anos em 1983  na Escola Gênius no bairro de Pernambués em Salvador Bahia
Atualmente professor Pirôpo leciona na cidade de Santo Antônio de Jesus BA.
A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
fonte de pesquisa karatedotanaka

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS