O diretor do Departamento de Juventude da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Lucas Almeida, foi vítima injúria racial na tarde da última quarta-feira, no cento da cidade. O jovem informou que ao passar por uma empresa de tecidos na Avenida Alberto Passos, um funcionário disse as seguintes palavras: “você deveria cortar esse cabelo”. Segundo a vítima, essa não foi a primeira vez que o acusado fez um comentário preconceituoso relacionado a sua etnia.
Lucas também é idealizador e proprietário da Pretu Massa, grife de roupas e acessórios Afro contemporâneos, que surge com a aposta de comunicar a representatividade e ancestralidade do povo negro de forma ousada, despojada, e cheia de atitude, através de estampas produzidas com exclusividade. Ele registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Cruz das Almas e disse que vai até a última instância para que o agressor não repita a ofensa com ninguém.
Injúria é um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente, a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima. Está no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, no capítulo de “Crimes contra a honra”. A pena prevista é detenção, de um a seis meses, ou multa. (Forte Na Noticia)