auto-biografia

Essa é uma auto-biografia de minha vida dedicada ao Karatê e as artes Marciais.
Um resumo de minha história na arte.
Marcius Pirôpo aos 14 anos após Campeonato  de karatê, pousando
para foto no quarto ao fundo os posteres na parede ao fundo
já demonstravam o amor pelas artes marciais.
Marcius Mateus dos Santos Pirôpo, casado 02 filhos, nasceu em 30 de Agosto de 1978, em Salvador Bahia, ingressou no karatê aos 05 anos em 1983, na Escola de Gênius no bairro de Pernanbués, precisamente na  Rua Tomaz Gonzaga, próximo a praça em frente ao Conjunto habitacional São Judas Tadeu. As aulas eram ministradas pelo Professor Cristovam Aguiar, presidente do clube ASKACA Associação de Karatê do Cabula,filiado a FBK e CBK que além de professor era amigo de sua mãe Rosangela Mateus dos Santos Pirôpo e vizinho da família.
Marcius sempre foi apaixonado por artes marciais e por influência de amigos ligados diretamente as artes marciais entre eles Eduardo Freire ( Duda ) na época lutador de Full Contact e o amigo Eli na época lutador de Kung Fu estilo Yng Shu ,aos 14 anos além do karatê Marcius praticava Kung Fu com o amigo Eli ,Tae kwon do com mestre Átila na Pituba e Full Contact com André Leite e Paulo Pinho, vindo a ser Vice-campeão Baiano de Tae kwon do em 1996.
Além das artes marciais, Marcius participou de diversas corridas rústicas na Capital Baiana, sendo destaque na corrida do SESC e Duque de Caxias em idos de 1995/1996.
O Karatê Shotokan sempre foi a paixão na vida de Marcius, em 1993 fazendo parte da ASKAPE, Associação de Karatê de Pernambués, com sede na Av.Hilda próximo ao final de linha do bairro, Marcius conheceu muitos bons karatecas, entre eles João Paulo, Ubiratan, Prof° Netinho, Profª Vaneisa, Prof ° Valdir, Prof° George, dentre outros abnegados ao karatê na Capital Baiana.
Respeito e admiração que atravessou gerações  ao lado do primeiro professor Cristovam Aguiar
Marcius teve uma breve passagem pelo Karatê Point, na época em 1992, levado para o Centro Social Urbano de Pernambués por Sensei Nelson Dalto 3° dan na época e que trazia novidades com proteções para todos os atletas.
Ainda em 1993, Marcius foi convidado pelo recém formado  faixa Marrom o atleta Mirlano Luis, filho da proprietária da Escola Ordem e Progresso no bairro de Pernambués, onde Marcius estudava há alguns anos, para fazer parte do karatê na escola, Marcius ainda na faixa vermelha, aceitou o convite e começou a treinar na escola na IMPACTO Karatê Clube, porém na época era ligada a ASKACA Associação de Karatê do Cabula do Prof Cristovam Aguiar.Nesse período Marcius convidou o amigo Robson, também faixa vermelha para voltar a treinar só que desta vez na ASKACA com Prof Mirlano Luis, Marcius fez a apresentação entre os dois  e hoje Robson é faixa preta da IMPACTO e leciona na Capital Baina.
Em 1995 Marcius, volta a treinar com o Professor de infância Cristovam Aguiar e chega a faixa Roxa, treinando em um novo Dojô.
Em 1998, Marcius após notícia que sua então namorada Ildete Oliveira Santos estava grávida, Marcius mudou-se para Itapetinga no Sul da Bahia em busca de oportunidade de emprego na fábrica da Azaléia e  começou a treinar na Associação Reflexo em Itapetinga   e ainda na faixa roxa, ajudava a lecionar na associação.
Marcius intercalava o trabalho na Azaléia Calçados e a paixão pelo karatê, porém não saia da faixa roxa, queria apenas treinar e não se preocupava com a graduação.
Em 2001, Marcius mudou-se para o Estado de Sergipe, onde intercalava o trabalho na transportadora com os treinos de karatê e Kick Boxing, vindo a ser instrutor chefe da Guarda Municipal, nomeado pelo Prefeito de Estância na época ( Bento-PMDB ), em Sergipe Marcius foi Vice-campeão de Vale Tudo em 2002, ano em que mudou-se para Dias Dávila -Bahia e começou a lecionar Kick Boxing numa academia da cidade.
Em Dias Dávila treinou com professores ligados ao saudoso Mestre Ivo Rangel, porém outra mudança para Conceição do Coité na Bahia, atrasou a graduação para faixa marrom e Marcius continuava a lecionar Kick Boxing e treinando karatê. Ainda em Coité Marcius lecionava defesa pessoal para uma equipe da polícia civil em academias da cidade.
Em 2004 , Marcius foi lecionar Kick boxing para crianças carentes em Serrinha Bahia, onde na oportunidade fundou o projeto O Amanhã.
De volta a Salvador em 2007 Marcius, sempre treinava nas horas vagas, pois já pai de 02 filhos pequenos e dando muitas despesas, Marcius trabalhava muito e não tinha tempo de se dedicar ao karatê como desejava.
Em 2008 Marcius decidiu entrar para a política, visando melhorar o esporte e investir mais na educação através das atividades desportivas, com isso mudou-se para Santo Antônio de Jesus, para candidatar-se a vereador em 2012 e passou a treinar no Santo Antônio Karatê Clube, com o Professor Dilson de Madeira.
Em 2009 Marcius, depois de 12 anos na faixa roxa, finalmente chegava na faixa marrom e começou a lecionar na sede do CLUBE S.A.K.C e na Escola do Mickey no bairro da Maria Preta. Para divulgar mais as ações desportivas e também se promover politicamente, Marcius lançou o Blog Tô com CQC, já que seu apelido era CQC há algum tempo. Em 2010 Marcius após treinamento intenso, conquistou o primeiro Diploma de faixa preta 1°dan e em seguida foi contratado pela Prefeitura Municipal de Amargosa, para lecionar no EDUCART, maior programa social da cidade que inspirou o Mais Educação do Gov. Federal.
Em 2011, Marcius rompeu a sociedade que tinha com o S.A.K.C por problemas internos com um dos sócios e passou a fazer parte de outro Clube filiado a CBK. Porém foi uma passagem relâmpago também por não concordar com atitudes do presidente da entidade.
Em 2013 Marcius teve uma breve passagem pela FBKES do Professor Marcos Menezes, foi uma passagem marcada pelo respeito e amizade, porém Marcius queria ir mais longe e com um grupo de amigos fundou a UFPKBA União dos Faixas Pretas de Karatê da Bahia e em seguida fundou o Clube CKSAJ Clube de Karatê de Santo Antônio de Jesus, fazendo parceria com a FBKI Federação Baiana de Karatê Interestilos.
Em 2014 Marcius realizou a maior Copa de Karatê do estado da Bahia, premiando com uma moto 0km o Presidente do Clube campeão, além da Moto o evento contou com uma mega premiação e colocou um público de mais de 1000 pessoas na arquibancada do Ginásio Waldemar Pinto de Queiroz na cidade de Santo Antônio de Jesus Ba.
O Clube CKSAJ presidido pelo Prof Marcius, realizou inúmeras parcerias, para vivenciar diversas experiências com diversos mestres e professores, cada um dando sua contribuição.
No final de 2014, Marcius filiou-se a LNK Liga Nacional de Karatê do Brasil, presidida pelo Kyoshi José Carlos faixa preta 7° dan e em 2015 Marcius conquistou a faixa preta 3° dan, onde recebeu o diploma no estado do Mato Grosso.
Através da LNK, Marcius conheceu duas grandes Confederações entre elas a CBKB e CNK, em 2015 Marcius disputou o Campeonato Brasileiro Unificado em Palmas Tocantins  e ficou em 3° lugar geral no Brasil e ainda em 2015 participou do Campeonato Brasileiro de Karatê da CNK no Rio de Janeiro onde sagrou-se campeão conquistando a medalha de ouro para a Bahia e foi festa para a cidade de Santo Antônio de Jesus. Ainda em 2015 uma parceria com a FBKK  ( Presidente Profº Itamar ) e CKB, reconhecida pelo Ministério dos Esportes.
Obs: A Biografia de nossa passagem pelo karatê está em construção e breve todos os relatos estarão disponíveis aqui.






2 comentários: