Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

A história e Biografia de um dos maiores mestres de Karatê do mundo Hirokazu Kanazawa ( VEJA )

Resultado de imagem para fotos Hirokazu Kanazawa

A imagem pode conter: 2 pessoas, beisebolHirokazu Kanazawa (金澤弘和 Kanazawa Hirokazu?) é um mestre de karate, nascido a 3 de maio de 1931, em IwateJapão. Foi aluno do mestre Gishin Funakoshi, sendo um dos últimos ainda vivos. Venceu o torneio de kumite da JKA em 1957 e mais três anos consecutivos, hoje, empreende esforços para divulgar sua arte marcial por todo mundo.

Biografia

Em 3 de maio de 1931, na prefeitura (cidade) de IwateJapão, nasceu Hirokazu Kanazawa. Quando criança, ao tempo de escola, começou a treinar judô e atingiu até o 2º dan, quando já estava na universidade.
Kanazawa ouviu falar do caratê por seu irmão, que tinha ido em viagem até Oquinaua. Um dia, porém, quando viu um grupo de alunos de outra universidade, Takushoku, ficou impressionado com suas habilidades que decidiu aprender aquela arte marcial. Mudou, entonces, para a Universidade Takushoku e passou a treinar caratê com o mestre Masatoshi Nakayama (um dos principais alunos de mestre Funakoshi), o qual logo tomou Kanazawa como protegido.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em péGraduou-se na universidade em 1956, ocasião em que passou no exame de faixa para 3º dan e nos testes para instrutor. No ano seguinte, foi realizado em Tóquio o primeiro torneio da All Japan Karate. Durante o evento, a mão direita de Kanazawa foi fraturada e decidira não mais participar. Pero, sua mãe tinham saído do interior apenas para vê-lo e, para não a desapontar, resolveu participar pelo menos de uma luta. Entrementes, um médico acompanhou-o, no fito de velar por sua mão magoada e verificar se poderia seguir adiante. Usando a mão esquerda para fazer esquivas e defesas, com ela venceu todas as partidas.
Uma entrevista ao jornal português Expresso 2000 explica como conseguiu executar movimentos irrealizáveis: "É tudo uma questão de treino. Treinava de manhã antes de ir para escola, a tarde a noite. E quando descansava continuava treinando em minha cabeça"
Em 1958, na edição seguinte do mesmo torneio, Kanazawa sagrou-se campeão nas disputas de kata e kumite.
Em janeiro de 1961, a JKA enviou Kanazawa para o Havaí, com escopo de lá fomentar o caratê, abrindo locais de treino lá. Na oportunidade, foi graduado como 5º dan. No Havai, fundou um dojô e foi o primeiro presidente da entidade representativa.
Em maio de 1963, Kanazawa sai do Havaí para ensinar na Europa e, em 1966, foi graduado como 6º dan pela JKA e tornou-se instrutor-chefe. Em 1973, foi a 7º dan.
Kanazawa, durante treino para crianças
At this time, nobody could foressen that Hirokazu Kanazawa would become one of the greatest Shotokan masters ever. O mestre sai, em 1977 da JKA e funda a Federação Internacional do Caratê-dô Shotokan (Shotokan Karate-Do International Federation - SKIF). Desde então, o mestre tem-se dedicado a promover sua arte por intermédio de sua entidade, incluindo a organização de várias competições de caratê ao redor do mundo.
A entidade que comanda, a SKIF, que representa sua linhagem (em japonês金澤派), aprofundou um pouco mais a cisão que separa as quatro linhagens principais do estilo de mestre Funakoshi — SKIF, JKAShotokai de Egami e Shotokai de —, pois, recentemente, foram incorporados ao repertório da SKIF os katas NijuhachihoGankaku sho[a]Seipai e Seienchin, não sem antes adaptá-los às características do estilo.
Segundo Kanazawa afirma, tal iniciativa é uma forma de reafirmar a vetusta ideia do mestre Funakoshi de que o caratê é uma arte marcial única, além de reincorporar movimentos pouco desenvolvidos no Shotokan, como a base shiko dashi e ne waza ou nage waza, técnicas avançada que são comuns nos demais estilos de Oquinaua e isso seria um modo de resgatar as formas mais pragmáticas e eficazes do caratê.





Hirokazu Kanazawa em vídeo de defesa pessoal no Japão


Hirokazu Kanazawa durante seminário na Alemanha em  1999.
Foi dito pelo mestre:

Brasil

O mestre esteve, em 1994, ministrando aulas na Bahia, Rio de Janeiro (capital e Campos dos Goytacazes), e em 2007, a ministrar aulas no Brasil, passando inclusive por Belém do Pará.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS