A Aliança Nacional LGBTI+, uma organização da sociedade civil pluripartidária, iniciou um levantamento de pré-candidaturas LGBTI+ para as Eleições Municipais 2020. Até agora são 82 pré-candidaturas em todo o Brasil, entre gays, lésbicas, mulheres trans e bissexuais submetidas ao levantamento. PDT é partido preferencial até o momento.
Na Bahia, 8 pré-candidaturas ao Legislativo foram identificadas para o pleito do próximo ano. Quatro lésbicas, um gay, um sem expressão de gênero definido e um aliado devem concorrer a uma vaga nas câmaras de vereadores de Lauro de Freitas (1), Ilhéus (2) e Salvador (5).
A ideia da Aliança Nacional LGBTI+ é estimular a representatividade nos espaços de poder a partir das eleições do próximo ano e provocar o debate na sociedade. Os pré-candidatos que quiserem ser identificados pelo levantamento devem preencher corretamente os dados por meio do link disponível aqui.
A Aliança ainda deve reunir propostas para a criação de um termo de compromisso que congrega ações para gerar participação efetiva da comunidade. A ideia é aumentar a representação em frentes parlamentares de Direitos Humanos, a proposição de leis pela cidadania LGBTI+, a garantia de recursos financeiros por meio do orçamento, a defesa da educação pública de qualidade e o zelo pelo estado laico.
A eleição de 2020 será o primeiro enfrentamento do grupo com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), visto pela comunidade com um perfil “homofóbico”, nas urnas.
Bahia Noticias