Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Rui participa da inauguração da UTI Cirúrgica do Aristides Maltez


A parceria entre as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e Bell Marques, apoiada pelo Governo do Estado, viabilizou a construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cirúrgica, 16 leitos de internação, duas salas cirúrgicas e uma nova agência transfusional no Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador. A ampliação contou com R$10 milhões em recursos e foi inaugurada, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (26), com a presença do governador Rui Costa, da primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, e do cantor baiano. O trio visitou todas as instalações, componentes de uma nova torre construída no HAM.
“Eu acredito que uma nação é feita pela motivação e esforço do seu povo. Um país não se desenvolve apenas pela ação de governos, porque esses são passageiros; já a sociedade e o sentimento de amor e de solidariedade são permanentes. Aproveito a oportunidade para parabenizar as mulheres voluntárias, muitas delas anônimas, que se doam para ajudar o próximo. Fico feliz em poder participar disso e ser mais um a espalhar essa semente do bem em prol de um mundo melhor”, declarou o governador.

O cantor Bell Marques estrelou dois shows beneficentes promovidos pela VSBA para arrecadar fundos que viabilizassem as intervenções: o Forró Solidário e a comemoração dos 40 carnavais do bloco Camaleão. “O sentimento é de orgulho. É bom saber que eu contribuí para a construção dessas obras que, tenho certeza, vão ser importantes para ajudar muita gente”, declarou Bell.
Novidades
Principal unidade de atendimento oncológico à população carente no estado, o HAM agora possui uma nova UTI cirúrgica com 10 leitos – todos individualizados e dotados de equipamentos de ponta. A perspectiva, com a entrega desse novo espaço, é zerar o número de cirurgias suspensas por falta de vaga em UTIs, na unidade hospitalar.
Vice-presidente da Liga Baiana contra o Câncer, mantenedora do Hospital, o médico Aristides Maltez Filho destaca que é importante reconhecer os esforços de todos os envolvidos nesta ampliação. “Este é um dia especial, em que o Hospital retoma a luta pela modernização, em prol da atenção às pessoas carentes de toda a Bahia”, comemorou.
Na ocasião, também foram entregues 16 novos leitos de internação, dotados de infraestrutura humanizada, sendo oito para cuidados paliativos e outros oito para pacientes cirúrgicos. Instalada no térreo, a nova Agência Transfusional do HAM é equipada com um irradiador de sangue, único presente na Bahia. O dispositivo neutraliza células de defesa para diminuir o risco de rejeições. Completam a ampliação duas novas salas cirúrgicas, sendo uma delas equipada exclusivamente para cirurgias videolaparoscópicas com equipamentos modernos para a especialidade.


Informe Baiano

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS