Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Banco Central estuda permitir abertura de conta em dólares no Brasil

Banco Central estuda permitir abertura de conta em dólares no Brasil
Foto: Reprodução / EBC
O Banco Central informou que a instituição planeja um processo longo e gradual de adaptação das leis que regem os processos de compra e venda de moeda estrangeira no Brasil. A informação foi anunciada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, nesta quarta-feira (29). Segundo o Estadão, a expectativas é de que a chamada “conversibilidade” total do real deverá ser possível apenas em dois ou três anos.

“As leis cambiais brasileiras são bastante ultrapassadas e têm muita rigidez. O sistema atual tem um alto custo para os investidores estrangeiros, principalmente nas operações de longo prazo, o que não faz sentido”, disse Roberto Campos Neto. “Buscamos universalizar o acesso aos instrumentos brasileiros. Hoje uma fintech (startup do sistema financeiro) que não atua o Brasil não tem acesso ao sistema. Se tivéssemos moeda conversível de forma simples, fintechs do exterior poderiam atuar melhor no Brasil”, defendeu ele.

Para o presidente do Banco Central, a conversabilidade do câmbio conciliada com a estabilidade econômica e de juros, vai permitir ao Brasil ter uma moeda regional, com forte demanda entre os países vizinhos.

Ainda conforme o Estadão, a mudança poderá, além de facilitar a entrada de investidores estrangeiros no País e os negócios de exportadores e importadores brasileiros, vai permitir a modernização da legislação sobre câmbio no longo prazo que pessoas físicas abram contas em dólar no Brasil.


BN.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS