Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Osmar Prado exalta filme sobre Éder Jofre: ‘É importante reacender a chama desses heróis’

Osmar Prado exalta filme sobre Éder Jofre: ‘É importante reacender a chama desses heróis’
O filme brasileiro "10 Segundo Para Vencer", que estreia oficialmente nesta quinta-feira (27), conta a história de Éder Jofre, o maior pugilista e melhor peso galo da era moderna do boxe que o Brasil já teve.

O longa é dirigido por José Alvarenga ("Os Normais", "A Princesa Xuxa e os Trapalhões") e o lutador é interpretado no cinema por Daniel de Oliveira. Já o ator Osmar Prado vive o pai de Éder, o treinador Kid Jofre. 

Em sua passagem por Salvador para a pré-estreia do filme, Osmar Prado revelou ao Bahia Notícias que não chegou a entrar em contato pessoalmente com ninguém da família Jofre e que a única vez que encontrou um deles foi acidentalmente.

"Quando estávamos pegando um avião para ir a São Paulo, o Éder estava lá. O Daniel de Oliveira me segurou e eu não sabia quem era e ele me disse que era o Éder. Eu não o conhecia pessoalmente, ele era o nosso ídolo, quando eu tinha 13 anos ele foi campeão mundial. Eu abracei o Éder, e falei: 'Vou ser seu pai na ficção'". 

Durante uma reportagem transmitida pelo Esporte Espetacular, no domingo (23), Éder aparece assistindo o filme e estava muito emocionado com o que via nas telas do cinema. Prado comentou que ao ver a reação do boxeador, também ficou muito tocado. 

"A história do filme tem muito paralelo com a minha família, não pelo fato do boxe, mas por eu ter enveredado para a carreira de ator muito cedo e meu pai ter sentido medo de que eu fosse acabar passando fome. Nossa situação financeira não era de miséria. Mas éramos pobres, porém éramos muito felizes. Então, como o boxe é um esporte de pobre, a arte também, na maioria das vezes, é uma saída", contou Prado.
Além de abordar o boxe no filme, "10 Segundos para Vencer" mostra como era o relacionamento entre Éder e o seu pai. Prado foi só elogios aos falar sobre o seu parceiro de cena, Daniel de Oliveira. 

"Não vejo outro ator que poderia fazer a personagem do Éder. Isso em decorrência das exigências, não só na questão do talento, porque existem vários atores talentosos na faixa etária do Daniel, mas a disponibilidade física e atlética para passar um ano ano treinando boxe e para fazer a luta de uma forma verdadeira no filme". 

Osmar ainda revelou que ao conversar com Carlos Vereza e Drica Moraes, durante a gravação do final do ano da Rede Globo, e contar como o papel do filme chegou para ele e para Daniel, Vereza comentou: "Isso aí é uma questão de sincronicidade. É uma sucessão de fatos sincronizado que não se explicam". Prado ainda disse que eles tiveram apenas um ensaio de mesa e isso foi o suficiente para irem filmar.

"O elenco foi muito bem composto, com a Sandra Corveloni, Keli Freitas e Ricardo Gelli. Mas com o Daniel tinha que existir uma química, e a gente já tinha experimentado isso em 'Hoje é dia de Maria'", disse Prado. "O Daniel é um filho para mim, que eu considero dentro e fora da arte", completou o ator. 

Ao BN, Osmar falou sobre a necessidade de enaltecer os heróis que foram importantes na história do Brasil e que muitas vezes não ganham o devido valor. "Eu acho que nesse momento de vida do Éder, um filme sobre sua história é muito importante. Sobretudo porque ele está vivo, e você 'trazer as luzes dos holofotes', como disse o Daniel de Oliveira, à vida desse homem é necessário", disse Prado.

"Muita gente não sabe quem foi o Éder, e isso é um erro descomunal, porque evidentemente nós não podemos esquecer nunca do legado do Pelé, do Garrincha, e de tantos heróis que deram tanto de si para representar o Brasil dentro e fora do país. Então é sempre importante reacender a chama desses heróis, para que a sociedade de outras gerações gostem do seu país”, aponta Osmar.  

O intérprete de Kid Jofre finalizou falando que ficou muito marcado com o que escutou de Éder após assistir o filme. "A cena emblemática dele chorando e a pergunta sobre a questão do pai, e ele afirmando que o Kid era durão e carinhoso, foi um dos maiores elogios que eu poderia receber", destacou Prado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS