Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SAJ: Acabou os grupos JACÚ e BEIJA-FLOR ? A quem diga que não existem mais ( VEJA )


Grupos criados para enfrentamento político partidário, atravessou décadas de muita rivalidade e disputas acirradas assim como os times DE FUTEBOL Bahia e Vitória.
Em Santo Antônio de Jesus virou uma tradição passada de pai para filho, preferência política por um grupo apelidado com nome de passarinho, virou comum entre municípios do nordeste.
A cidade se dividia em dois grupos, fazendo com quê uma terceira força, fosse impossível de ganhar uma eleição, com isso Jacú e Beija-Flor se revezavam no poder, perpetuando na gestão pública ao longo de muitas décadas.
Essa era uma forma criada para " Coronéis" elegerem  candidatos poucos conhecidos, pois as pessoas não estariam votando nos candidatos indicados e sim no candidato do Grupo a exemplo  Jacú ou Beija Flor.
Com o avanço da informação e o eleitorado cada vez mais escolarizado a paixão cega e doentia foi diminuindo entre os mais jovens, hoje perguntando, muitos jovens de Santo antônio de Jesus não sabem responder o que representa Jacú e nem Beija-Flor . 
A alguns anos atrás , era possível ver famílias separadas em época de eleição e até mesmo após as eleições pelo simples motivo de um membro da família pertencer a um grupo político rival.
Com eleitores letrados e bem informados, com escândalos de corrupção vindo a tona no país, houve uma esmagadora diminuição das " paixões políticas ", em Santo Antônio de Jesus não podia ser diferente.
Hoje o eleitorado prefere votar em quem tem serviços prestados, quem tem capacidade de gerir os recursos públicos e quem tem compromisso com a cidade.
Os mais velhos ainda tentam a todo custo manter viva a tradição do Jacú e do Beija-Flor, mais esbarram no troca troca, político que se dizia  Jacú, passa a se dizer Beija-Flor, depois volta para o Jacú, depois volta ao Beija-Flor, perdendo suas raízes e suas origens, como acontece hoje no futebol, um jogador beija a camisa do Bahia , recebendo uma boa proposta do Vitória , chega e beija a camisa do Vitória. Saindo o amor e entrando o interesse pessoal e individual.
Na era digital todo cidadão tem acesso a informações que chegam, através do celular , será que em pleno século XXI , Jacú e Beija-Flor sobreviverá ?
Ou será que já estão em extinção ?

Texto: Pirôpo News / foto: infosaj


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS