Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Candidato a prefeito Robert Gomes fala sobre os temas: Educação, Segurança e Saúde para S. A. de Jesus. Leia a entrevista


Em entrevista ao repórter Itajaí Junior, na Andaiá FM, realizado na terça-feira (23), com os temas: ‘Educação, Segurança e Saúde', o candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus Robert Gomes (PTC) falou sobre suas propostas a partir dos questionamentos abaixo:
Educação
Radialista:Quais as necessidades do setor da educação que o senhor apontaria como prioridades?
Robert Gomes: A educação é muito fundamental para a sociedade e nós observamos que é necessário haver um investimento pesado nessa área, porque a partir da educação teremos pessoas preparadas e qualificadas para atuar no mercado de trabalho e inclusive para formar cidadãos. Na área da educação entendemos que é necessário existir um investimento na educação básica, inclusive em creches, porque observamos, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida (MCMV) é um local distante do Centro e não possui uma creche, isso é um absurdo. O MCMV é um plano interessante para a população, no entanto não oferece segurança e escola, então nosso plano de governo aborda essas pautas e uma delas é erradicar o analfabetismo em Santo Antônio de Jesus criar também um projeto que já venho desenvolvendo antes das eleições que é o projeto de Direito Constitucional nas escolas, inclusive também de primeiros socorros, pois cremos que esses dois são importantes para a consciência política do cidadão, até mesmo depois de eleito saber como cobrar. Vimos também à necessidade de melhorar e reestruturar a Biblioteca Municipal, um espaço que é compartilhado com transbordo, é necessário garantir que todas as escolas disponham de bibliotecas e quadras poliesportivas e, além disso, uma de nossas propostas é criar um contra turno, ou seja, durante um turno teríamos a educação e no outro a prática de esportes e cultura, pois essa proposta é essencial em diversos fatores, primeiro você vai tirar esse jovem que vá para outros caminhos, outro fator importante, proporcionará preparo físico e mental aos jovens e favorece o fator socioeconômico da cidade. No nosso governo, assumindo a prefeitura daremos bastante enfoque na educação, principalmente com esses valores e princípios.
Radialista: Com relação à Educação Inclusiva, o senhor tem algum plano para incrementá-la em nosso município, já que é um assunto polêmico?
Robert Gomes: Essa é uma questão que acontece em todo nosso país e não por falta de recursos ou planejamento, mas por falta de interesse do poder público em investir. A educação inclusiva é fundamental, caso nós assumamos o governo vamos fazer uma atividade interdisciplinar, com o próprio CREAS (Centro de Referencia Especializado em Assistência Social), CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e o setor da educação para podermos realmente dar aos jovens deficientes a oportunidade de estudar. Na faculdade já tive colegas deficientes visuais e cadeirantes, que lutam arduamente para ter o seu estudo e sua dignidade preservada, na nossa própria constituição a dignidade da pessoa humana é o fundamento de nossa republica, então nós como gestores devemos nos preocupar com essa questão. Inclusive pretendemos trazer a sociedade para participar da educação como colaboradores, no nosso plano tem pautas separadas da juventude, mulheres e da terceira idade e queremos com isso trazer a sociedade para colaborar com atividades sociais, voluntarias e com a educação. Toda interdisciplinaridade pode acontecer para o bom funcionamento da estão.
Radialista: Quais os seus planos com relação à educação para a zona rural de Santo Antônio de Jesus, sendo que há dificuldades com o período das chuvas, problemas com transportes e estradas? Pavimentar essas estradas seria uma das ferramentas para melhorar a questão do ensino para a zona rural?
Robert Gomes: Com certeza, é tudo uma questão de interligação da infraestrutura, nós nos preocupamos com a infraestrutura do município para permitir que esses jovens tenham a oportunidade de estudar, a saúde nas escolas também é fundamental, a segurança que o Estado foi negligente deixando vários vigilantes desempregados, é tudo uma interdisciplinaridade. Pretendemos abrir mais escolas na zona rural, é necessário fazer um investimento pesado na área da educação, inclusive unindo com o ensino técnico envolvendo o plantio para que possamos fomentar com que essas pessoas permaneçam na zona rural se desenvolvendo, tendo sua economia preservada e evitar o êxodo rural.
Radialista: Com relação com a municipalização das escolas do município, como o senhor pretende lidar com esse processo que já se torna irreversível?
Robert Gomes: No nosso plano pretendemos construir o plano municipal de educação, convidar a população e construir um planejamento para a educação dos próximos 10 anos, com isso pretendemos planejar a educação básica e desde já, que o município assumirá a responsabilidade da educação do ensino médio. Devemos ter um planejamento e uma estrutura boa, e o município mais ainda deve redobrar sua atenção com a educação, porque hoje sabemos que a educação no município é ‘fraquérrima’, do Estado é relativamente mais ou menos e o do Governo Federal é melhor.
Segurança
Radialista: Santo Antônio de Jesus registrou 24 homicídios em 2013, 26 em 2014, 34 em 2015 e até o momento já é 33 homicídios em 2016, qual a responsabilidade da prefeitura em sua ótica para tentar mudar essa situação junto às autoridades competentes?
Robert Gomes: Primeiramente, a segurança pública é de responsabilidade do Estado e do Governador, inclusive o Deputado Rogério Andrade (PSD) que não tem feito nada no município e, diga-se de passagem, não participou do debate com um atestado de Leandro Moura, um oftalmologista se não me engano, dizendo que seria problema de coração. Então, eu aproveito a oportunidade e desafio o deputado para um debate, porque segundo comentários ele estava com medo porque quis colocar a vice dele, então o desafio a participar de um debate com sua vice, assessores e até mesmo com o Governador dele, porque o município enfrenta problemas sérios de segurança e devemos cobrar do Estado e o município também deve se preocupar. Eu estava vendo dados que o São João de 2013, com a gestão de Humberto Leite o índice de criminalidade aumentou em todos os itens, furto, roubo, homicídio, agressão física, então nossas propostas quanto à segurança pública é primeiramente a criação da secretaria de defesa social, com ela pretendemos organizar e planejar a segurança municipal, além disso, pretendemos aumentar a guarda e criar a academia da guarda, pois é necessário que eles tenham um preparo para atuar quanto à questão da violência no município.
Radialista: O senhor é a favor da Guarda armada não só para garantir o patrimônio público, mas também para prestar o serviço de segurança ostensivamente?
Robert Gomes: A guarda armada é algo que deve ser estudado com audiências públicas e a população acha que precisamos ainda ouvir, mas a guarda é necessária, inclusive aumentar a frota de veículos, material humano, não se esquecendo da parceria da Polícia Militar. Devemos buscar sempre parcerias, Santo Antônio de Jesus deve andar com suas próprias pernas, mas tem que fazer parcerias para que haja o melhor desenvolvimento dessa questão de segurança. Outro item inibidor da criminalidade é a questão da iluminação pública, temos diversas ruas que é mal ou não é iluminada.
Radialista: O senhor teria um plano para atualizar a iluminação pública em Santo Antônio de Jesus, a favor da própria segurança?
Robert Gomes: Com certeza, esse é nosso objetivo, a tendência hoje é da tecnologia verde, precisamos mudar toda a iluminação pública da cidade, colocar lâmpadas mais eficientes, que iluminem melhor e inclusive dar um aspecto mais bonito para a cidade, além de reduzir a criminalidade. Pretendemos também trazer a Delegacia da Mulher, porque eu mesmo estagiei na 5ª Promotoria e lá frequentemente percebia denúncias, casos de violência doméstica e precisamos nos preocupar com esse público, pois a mulher se sente constrangida chegar a uma delegacia e falar com um delegado, apesar de que ela não deve se negar em buscar os seus direitos, mas devemos facilitar o atendimento da mulher. A violência pode ser diminuída com a educação, está tudo interligado, criando campanhas de conscientização.
Radialista: Com relação a menores envolvidos com a criminalidade, Santo Antônio de Jesus tem registrado muitos casos da participação de menores junto à criminalidade, qual o projeto que o senhor tem ou desenvolveria para tentar melhorar essa situação?
Robert Gomes: Soube até por divulgação da mídia sobre uma criança de 13 anos portando arma de fogo e eu sempre volto a bater na mesma tecla, o que falta é atitude política em realmente resolver o problema. Quanto a isso, o nosso planejamento na parte da educação, esporte, cultura e lazer reduzirá também a criminalidade porque nossos jovens estarão ocupados prestando outras atividades ao invés da criminalidade.
Saúde
Radialista: Uma das principais demandas do município é o fornecimento de medicamentos, em sua ótica a que fazer para evitar a falta de remédios nos postos de saúde da cidade?
Robert Gomes: Para fazer isso é procurar investir, dinheiro tem o problema é para onde ele vai, se vai pra casas e mansões milionárias, essa é nossa preocupação. E tanto dinheiro tem que o próprio prefeito Humberto Leite, no debate, disse que ‘se fosse destinar dinheiro a UPA, o Hospital Regional ficaria sem atender ninguém, quer dizer, a população está buscando ter menos filas, ele não vai investir na UPA porque vai diminuir as filas, que ligação é essa? Não faz sentido nenhum, então o dinheiro que o município tem é para investir na saúde. Nós assumindo a gestão traremos mais transparência quanto ao dinheiro público, mostrar realmente quanto tem e quanto pode investir.
Radialista: Após as eleições, já foi dito que os médicos cubanos do programa Mais Médicos deixarão o Brasil e Santo Antônio de Jesus, de acordo com informações, perderá quatro desses profissionais. Caso o programa não seja renovado, como o senhor pretende resolver essa falta de médicos em seu possível governo? Santo Antônio de Jesus tem dois grandes hospitais, quais as responsabilidades que a prefeitura assumirá junto a eles caso o senhor venha a assumir a prefeitura?
Robert Gomes: A questão dos Mais Médicos é um paliativo que temos em nosso país, e nós não podemos sobreviver de paliativos, então é uma visão que pode realmente sair e o município deve estar preparado para tudo sempre. Temos aqui faculdades na área médica e devemos buscar parcerias do poder público com as universidades. Nosso planejamento na área da saúde é criar um hospital municipal em parcerias com hospitais filantrópicos, para inclusive reduzir a quantidade de despesas do município, mas podemos investir na saúde, colocando medicamentos, porque outro dia foi divulgado que medicamentos estavam vencendo, mas não estavam sendo distribuídos para os postos de saúde e isso é um descaso para com a população. O que precisa é ser bem organizado e planejado, sobretudo para poder resolver os problemas.
Considerações Finais:
Robert Gomes: Eu digo que estamos aqui para podermos fazer a diferença, ter atitude política, porque essa velha política que está aqui em Santo Antônio de Jesus já passou e não podemos deixar que essa política velha viesse destruir o nosso município. Estamos aqui para renovar, meu nome Robert Gomes.
Fonte: VozdaBahia 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS