Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Dicas de saúde: Alimentação saudável na gravidez

grávida com frutas na barriga

Agora que você está grávida, é importante tentar aumentar a ingestão de determinados nutrientes, como proteínas, vitaminas e ferro. 

Isso é importante para ter certeza de que você está consumindo tudo o que o seu corpo e o do bebê em desenvolvimento precisam. 

E não, não precisa seguir aquela antiga mentalidade de que grávida tem que "comer por dois". Comer melhor não quer dizer comer mais, na maior parte dos casos. 


O que devo observar na alimentação durante a gravidez?


Se você não era de se preocupar muito com a comida, agora vale a pena passar a fazer refeições mais pensadas e equilibradas. 

Limite a quantidade de guloseimas e invista em uma alimentação variada. 

Quer ver algumas sugestões de  cardápios e receitas  para cada fase da gravidez? 

Durante a gestação, seu corpo trabalha de forma ainda mais eficiente, tirando o máximo de energia do que você come. 

Por isso, nos primeiros seis meses de gravidez a maioria das mulheres nem precisa comer mais do que já comia. 

Só nos últimos três é que é aconselhável comer 200 a 300 calorias a mais, mas isso não quer dizer quase nada, já que 200 calorias equivalem a meras duas torradas com manteiga, por exemplo.


Guie-se pelo seu apetite, que pode variar dependendo da fase da gravidez. Nas primeiras semanas ele pode sumir, por causa do enjoo. 

Mas às vezes, em especial à noite (ou no meio da madrugada), é provável que você sinta a necessidade súbita de comer alguma coisa para preencher um buraco no estômago. 

No segundo trimestre, seu apetite deve ficar igual ao que era, ou um pouco maior. No terceiro, você deve ficar com mais fome, mas precisa tomar cuidado porque serão mais frequentes a azia  e a  má digestão. 

Quais comidas grávida tem que evitar?


Grávida pode comer quase tudo, mas deve evitar alguns tipos de alimentos. São eles: 


  • peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi  (o sushi pode ser ingerido se o peixe tiver sido congelado antes).
  • queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. Evite também queijos do tipo frescal (ou "minas"), que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose , doença que pode prejudicar o bebê.
  • carne bovina malpassada ou crua  (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus (como massa de bolo, gemada, ovo frito com gema mole e algumas sobremesas -- musses, por exemplo). A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê.
  • bife de fígado e miúdos, para evitar a sobrecarga da forma retinoica da vitamina A, que pode ser prejudicial ao feto.
  • cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio. O atum deve ser limitado a uma lata por semana ou dois filés frescos por semana, pelo mesmo motivo. Outros peixes são seguros e fazem bem ao bebê e a você. As recomendações quanto ao mercúrio valem também para quem está pensando em engravidar e para o período de amamentação.
  • se você tiver na família pessoas com alergias (a nozes, castanhas ou amendoim, por exemplo), é bom evitar esses alimentos na gravidez.
  • bebidas alcoolicas. O consumo de álcool pode causar sérios problemas no bebê, por isso os especialistas recomendam cortar totalmente as bebidas alcoolicas  na gravidez.
  • bebidas e alimentos com cafeína . Não tome mais que duas xícaras de café por dia, e, se possível, prefira bebidas descafeinadas.
  • fonte: brasil.babycenter






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS